sábado, 11 de abril de 2020

Moedas de Córdoba da Nicarágua - Monedas de Córdoba de Nicaragua




O Córdoba nicaraguense, é a unidade monetária legal na Nicarágua e é dividida em 100 centavos. Seu código ISO 4217 é NIO e seu símbolo é C$. 

Sua circulação é controlada pelo Banco Central da Nicarágua.

O Córdoba foi introduzido em 20 de março de 1912, sob a presidência de Adolfo Díaz.
Esta nova unidade monetária substitui o Peso nicaraguense, pela seguinte taxa de câmbio efetiva de 12,50 de Pesos = 8 Reais = 1 Peso Forte = 1 córdoba.

As Notas do Tesouro foram gradualmente trocadas pela nova moeda, com uma taxa de câmbio de paridade de 5 Córdobas = 1 Libra Esterlina
Em 13 de novembro de 1931, o Córdoba começou a ser negociado a uma taxa de paridade de 1,10 Córdoba = 1 Dólar estadunidense
Após desvalorizações sucessivas, o Córdoba começou a ser negociado a uma taxa de paridade estável de 7 Córdobas = 1 Dólar estadunidense entre 1946 e abril de 1979.


O Córdoba recebeu esse nome do segundo sobrenome do conquistador espanhol, natural de Córdoba, capitão Francisco Hernández de Córdoba, fundador das cidades de Granada e Leão Santiago de los Caballeros.


Em 14 de fevereiro de 1988, o governo da Frente Sandinista de Libertação Nacional realizou uma troca relâmpago da moeda, retirando e trocando em poucos dias toda a moeda circulante do país por novas moedas e notas da nova Córdoba (ou formalmente chamada Córdoba reavaliada) com um valor de 1.000 Córdobas "velhas". Essa medida é tomada no contexto da guerra civil que o país estava sofrendo e que causou inflação acelerada, que ficou em torno de 3333%.



A seguir, minhas moedas da Nicarágua:


1 Córdoba nicaraguense 2000 (C$ 1,00)




Fontes:

Wikipédia

Colnect

Imagens: acervo particular, minhacolecaodemoedas.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário