O Rublo (em russo: рубль) foi a moeda da antiga União Soviética (atual Rússia) entre 1919 e 1991.
Foi dividido em 100 copeques (russo:. Копейки, копейка). Seu código ISO 4217 foi RUR.
O Rublo tem sido a moeda russa por muitos séculos.
A palavra “rublo” é derivada do verbo russo рубить, rubit, para picar. Historicamente, “rublo” era um pedaço de certo peso cortado de um aço não-acabado prateado (grívnia ou grivna), sendo então daí retirado o nome da moeda. Era o equivalente russo do Marco inglês, uma medida de peso para prata e ouro usados na Europa ocidental medieval.
O símbolo do Rublo, é a letra P com um traço horizontal (
Em russo, um nome folclórico para “rublo”, tselkovyi (целковый, inteiro) é conhecido, que é uma abreviação de целковый рубль (“rublo tselkovyi”), que significa um rublo inteiro, não cortado. O costume de cortar moedas preciosas de metal era historicamente espalhado por todo o mundo. Um pequeno pedaço era cortado de uma moeda pelo seu dono atual antes da moeda ser passada com todo o valor. Depois de um certo tempo as moedas ficaram obviamente menores, mas legalmente ainda carregavam o mesmo valor. E ainda o adjetivo inteiro teve de ser adicionado para diferenciar as moedas que não tinham sido cortadas.
A palavra kopek ou kopeck (kopeyka), em português copeque, é derivada do russo kop’yo (копьё) – uma lança.
As primeiras moedas kopek, tinham o brasão de Moscou com São Jorge matando um dragão com uma lança.
Os kopecks russos modernos também carregam essa imagem.
A seguir minhas moedas de Rublo Soviético:
5 Copeques - 1988 (5kon)
CARACTERÍSTICAS:
Anverso: Brasão de Armas (4ª variante, 1956–1991) sobre o nome do Estado abreviado: CCCP (Союз Советских Социалистических Республик), que significa em português URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).
Reverso: Valor da moeda 5 KOПEEK (k.o.p.e.k) ou 5 Copeques sobre o ano e Grinalda em forma de U de folhas de carvalho e Espigões.
Material: Cobre-zinco
Diâmetro: 25,00mm
Peso: 5,00g
Espessura: n/d
Bordo: serrilhado/grão
Nenhum comentário:
Postar um comentário