CENTAVOS TIMORENSES
Os Centavos de Timor-Leste (Doit Timór-Leste nian, em tétum) foram introduzidas em Timor-Leste em 2003, para serem usadas juntamente com as notas do Dólar estadunidense, que foram introduzidas em 2000 para substituir a Rúpia indonésia após o início da administração da ONU, sendo que o valor de um centavo timorense é sempre igual a um cent (centavo) dos Estados Unidos.
São emitidas moedas nos valores de 1, 5, 10, 25, 50, 100 e 200 centavos e apresentam imagens de plantas e animais locais.
Timor-Leste ainda não emite as suas próprias moedas sendo estas fabricadas na Imprensa Nacional-Casa da Moeda, em Portugal.
PATACA TIMORENSE
Entre 1894 e 1959 a moeda utilizada em Timor-Leste (colônia portuguesa - Timor português) foi a Pataca timorense, exceto pelo período entre 1942 e 1945, quando foi ocupada pelos japoneses durantes a Segunda Guerra Mundial, e foram introduzidos o Gulden das Índias Holandesas e a Rúpia das Índias Holandesas. Era equivalente à pataca de Macau e subdividida em 100 avos.
Observação: Pataca é o nome de quatro moedas, sendo que apenas uma delas tem atualmente valor legal (a Pataca de Macau). Foram Pataca timorense, Pacata mexicana, Pataca macauense e Pataca brasileira.
ESCUDO TIMORENSE
O Escudo foi a moeda do Timor Português entre 1958 e 1976.
Veio substituir a Pataca à taxa de 5,6 Escudos por 1 Pataca sendo equivalente ao Escudo português.
Com a invasão do território pela Indonésia e sua consequente anexação - Timor Timur -, o Escudo foi substituído pela Rúpia indonésia.
A Rúpia acabou por dar lugar ao Dólar estadunidense, moeda adaptada pela administração da ONU que geriu transitoriamente o território e que se tornou também a moeda oficial da República Democrática de Timor-Leste após a restauração da independência em 2002.
A seguir, minhas moedas de Timor-Leste:
1 centavo timorense 2004 ($ 0,01)
Fontes:
Imagens: acervo particular, minhacolecaodemoedas.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário