sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Moedas de Dólar australiano - Australian Dollar coins





O Dólar australiano (código: AUD, também grafado A$, AU$, $A ou $AU) é a moeda oficial da Comunidade da Austrália, incluindo o Território Antártico Australiano, a Ilha Christmas ou Ilha do Natal, as Ilhas Cocos (Keeling), a Ilha Heard e Ilhas McDonald e a Ilha Norfolk, assim como os arquipélagos independentes de Quiribati e Tuvalu, no Pacífico. 
É algumas vezes chamado Aussie Battler (Lutador Australiano); durante um pequeno período, entre 2001 e 2002, a moeda corrente foi chamada, localmente, Pacific Peso
É subdividida em 100 cents (símbolo: c), traduzido normalmente para cêntimos ou centavos.

O Dólar australiano foi introduzido em 1966, não somente para substituir a Libra australiana (distinta da Libra esterlina) mas também introduzindo um sistema decimal. O primeiro-ministro Robert Menzies desejava nomear a moeda como ``Royal´´ (Real), e outros nomes tais como "Austral" foram também propostos.
Devido a influência de Menzies, o nome Royal foi aceito, e os desenhos foram preparados e impressos no Banco de Reserva da Austrália. A escolha incomum do nome para a moeda provou-se impopular, e foi mais tarde aposentada em favor do Dollar (Dólar).
Em 14 de fevereiro de 1966 o Dólar australiano foi introduzido com o valor de dois dólares por uma libra, ou dez xelins por Dólar.

A seguir minhas moedas de Dólar Australiano:

10 cents de Dólar australiano - 2005 (A$ 0,10):




2 Dólares australianos - 2006 (A$ 2,00):


Fontes:

Imagens: acervo particular, minhacolecaodemoedas.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário